_
_
_
_
_

Os EUA entram na ‘lista negra’ da CIDH por não fechar Guantánamo

Cuba, Honduras, Venezuela, República Dominicana e Equador também preocupam Comissão Interamericana dos Direitos Humanos no relatório anual 2013

Entrada da prisão de Guantánamo.
Entrada da prisão de Guantánamo.Joe Raedle (Getty Images)

Os critérios segundo os quais a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) decide ou não incluir algum de seus Estados membros entre os países que não garantem plenamente o exercício de direitos fundamentais no hemisfério são quatro: violações graves contra a institucionalidade democrática –incluindo abusos de poder e golpes de Estado; a suspensão total ou parcial dos direitos contemplados na Convenção e na Declaração Americana; a violação em massa, grave e sistemática dos direitos humanos por parte do Estado; e a ocorrência de crise institucionais, omissões e não cumprimentos que deixem vulnerável o desfrute dos direitos humanos. Em seu relatório anual 2013, a CIDH mencionou pela primeira vez os Estados Unidos dentro do panorama geral de problemas e desafios que enfrenta a região, por causa de sua manipulação do centro de detenção de Guantánamo. E essa lista negra é compartilhada com Equador, República Dominicana, Cuba, Honduras e Venezuela.

A opinião da CIDH é que Washington falhou em seu dever de garantir o direito à liberdade das pessoas presas na Base Naval de Guantánamo, localizada sobre a costa sudeste de Cuba. Desde a abertura do centro de detenção, no início de 2002, a Comissão recomendou seu fechamento imediato e em várias oportunidades solicitou sem sucesso a permissão para visitar a base e entrevistar livremente os detentos. Em maio de 2013, a CIDH reiterou seu chamado a acabar com a detenção indefinida dos presos de Guantánamo, que qualificou como uma “flagrante violação ao direito internacional” e como “uma forma de trato cruel, desumano e degradante”. Três meses antes, vários dos detentos iniciaram uma greve de fome para demandar uma mudança de sua detenção e foram submetidos a tratamentos de alimentação forçada que a comissão chamou de “injustificáveis”.

A CIDH prepara atualmente um relatório temático sobre a situação dos presos de Guantánamo, onde promete abordar “os acontecimentos recentes relacionados com as condições de detenção, o acesso à representação legal e as restrições de ir e vir”, entre outros assuntos. Para tais fins e durante o último semestre de 2013, a comissão convocou várias audiências públicas nas quais os Estados Unidos não apresentaram alegações, sob a desculpa de que o fechamento do Governo –em outubro de 2013—lhe impediu de preparar sua defesa.

Em seu trabalho de monitoramento anual do panorama dos direitos humanos no hemisfério, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos parou também na nova jurisprudência adotada pelo Equador e República Dominicana que restringe, respectivamente, o direito de seus cidadãos à livre expressão e à nacionalidade. No caso do Equador, o relatório refere-se à Lei Orgânica de Comunicação promulgada pelo presidente Rafael Correa em junho de 2013, que impõe maiores restrições e obrigações para os meios de comunicação social, “que poderiam impedir de forma severa o exercício do direito à liberdade de expressão e gerar um forte efeito intimidatório, incompatível com uma sociedade democrática”.

No caso de República Dominicana, a comissão segue atenta e preocupada pela sentença ditada em outubro de 2013 pelo Tribunal Constitucional que despojou da nacionalidade a milhares de dominicanos de ascendência estrangeira, nascidos em território da República a partir de 1929; para a CIDH, esta sentença tem “um efeito discriminatório” pois afeta principalmente os descendentes de haitianos, “priva da nacionalidade retroativamente” e “gera a apátrida” no caso daquelas pessoas que não são consideradas como cidadãos de nenhum Estado.

Na avaliação individual da situação dos direitos humanos, Cuba, Venezuela e Honduras são os três países que desta vez concentram o foco de atenção e a cada um, a comissão dedicou um relatório especial. Como a cada ano, a situação dos direitos humanos em Cuba segue ocupando um local destacado no relatório da Comissão.

A CIDH faz questão de citar a responsabilidade jurídica do Estado cubano no relatório, ainda que Havana não participe da Organização de Estados Americanos (OEA) desde 1962 –em princípio, por uma resolução adotada pela OEA e desde 2009, por vontade própria do Governo castrista. Neste sentido, o documento assinala: “As restrições aos direitos políticos, de associação, à liberdade de expressão e de difusão do pensamento, a falta de eleições, a falta de independência do poder judicial e as restrições à liberdade de movimento, conformaram durante décadas uma situação permanente e sistemática de vulnerabilidade dos direitos humanos dos habitantes em Cuba. Em decorrência de 2013, a informação disponível sugere que a situação de modo geral de direitos humanos não variou”. À situação preexistente, somam-se casos de severa repressão contra defensores dos direitos humanos na ilha, e de discriminação e violência contra a comunidade LGBT –de lésbicas, gays bissexuais e transexuais. Como é usual, a Comissão enviou estas observações a Cuba e Cuba não respondeu.

Em Honduras, a comissão continua observando falhas estruturais em matéria de justiça, segurança, marginalização e discriminação “que afetaram durante décadas os direitos humanos de seus habitantes”. Mas também preocupa a fragilidade das instituições democráticas e os contínuos episódios de violação dos direitos humanos que foram documentados desde o golpe de Estado que derrubou o presidente Manuel Zelaya em junho de 2009, que complicaram ainda mais a já difícil situação do país.

A subordinação do Poder Judicial em frente ao Executivo, o uso abusivo do direito penal, a insegurança cidadã, a negação sistemática de direitos políticos, a violência nos centros penitenciários e as ameaças à liberdade de expressão e aos defensores de direitos humanos são os problemas mais graves que a CIDH segue identificando na Venezuela em seu relatório 2013. E o que mais lamenta a comissão nesta oportunidade, é a denúncia por parte de Caracas da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, vigente desde o dia 10 de setembro de 2013, e que na opinião da CIDH “limita os recursos com que contam os cidadãos venezuelanos para defender no contexto de violações dos direitos humanos”.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_