_
_
_
_
_

A linha aérea Latam reduz em 46% seu prejuízo em 2013

A linha aérea tira proveito do corte de capacidade nos voos internacionais Multiplica por seis seu ebitida depois de reduzir custos e pagar menos pelo combustível

Aviões das linhas aéreas Tam e Lan, em Santiago do Chile.
Aviões das linhas aéreas Tam e Lan, em Santiago do Chile.M. Ruiza (EFE)

A linha aérea Latam, que culminou em 2012 na integração da chilena Lan com a brasileira Tam, reduziu em 46% seu prejuízo líquido em 2013 para 281 milhões de dólares, segundo informou nesta terça-feira. O recorte dos números vermelhos se explica, principalmente, pela melhoria do resultado bruto de exploração, que se multiplicou por seis até os 644 milhões de dólares depois de cumprir o previsto recorte de capacidade nos voos internacionais.

A companhia atribui esses resultados à redução de custos com equipe, em parte pela depreciação do real brasileiro, e ao menor desembolso com combustível, tanto pela queda do preço do barril de petróleo como pela melhoria na eficiência de seus aviões. Sob estes parâmetros, os custos totais caíram 3,9%, para 17,5 bilhões de dólares. Em confronto com esses números, a renda se manteve estável em 13,2 bilhões de dólares, ao que deve ser subtraído mais de 460 milhões em despesas financeiras e outros 540 milhões incluídos sob a epígrafe de "outros gastos", onde se inclui o impacto pela desfavorável flutuação do câmbio.

Os rendimentos por passageiro avançaram um escasso 0,8%, sobretudo pelo melhor desempenho do mercado brasileiro. A este respeito, a linha aérea informa que "continua colhendo resultados favoráveis à sua estratégia de racionalização da capacidade internacional de passageiros, tanto no Brasil como nos mercados domésticos de fala hispânica". A melhoria da distribuição dos slots de passageiros obtida no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, representa um passo importante na consolidação do Aeroporto de Guarulhos como o principal hub do grupo para voos intercontinentais.

No quarto trimestre, a Latam registrou uma perda líquida de 46 milhões de dólares, uma queda de 37%.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_