_
_
_
_
_

Coca-Cola reduz o lucro e as vendas

A multinacional fecha o ano com rendimentos de 34 bilhões e lucro de 6,2 bilhões de dólares

A Coca-Cola continua tendo dificuldades para recuperar o passo. A multinacional norte-americana fechou o ano de 2013 com uma queda de 5% no lucro anual, calculado em 8,58 bilhões de dólares. Também reduziu a cifra dos negócios para 46 bilhões de dólares, uma queda de 2% se comparado aos resultados de 2012. Muntar Kent, o diretor-executivo, admite que foi um ano complicado.

O rendimento no quarto trimestre foi, inclusive, pior. O lucro líquido foi de 1,7 bilhão, 8% menos que no mesmo período de 2012, quando as recitas caíram para 11 bilhões, 4% a menos. Esta queda é atribuída, por um lado, aos custos derivados da reestruturação do negócio para elevar a produtividade e ao tipo de mudança.

Mas a realidade é que estes números ficaram pequenos diante das expectativas de Wall Street. A Coca-Cola acabou de anunciar que entrava no capital da Green Mountain Coffee para desenvolver, junto à dona das máquinas Keurig, um novo sistema que permita fazer bebidas frias em casa e assim tentar conter a queda nas vendas que o mercado norte-americano vem sofrendo.

Em relação ao mercado europeu, a empresa registrou uma leve melhoria no volume de vendas de bebidas. Embora assinale que o atual clima de incerteza e a fraqueza na confiança continuam tendo um impacto no consumidor, especialmente nos países do sul. Na América Latina, a Coca-Cola fala de um estancamento, devido aos restos econômicos em países como o Brasil e o México.

A PepsiCo, seu principal rival no negócio dos refrigerantes, apresentou seus resultados na última semana. A companhia manteve os rendimentos em 66,4 bilhões durante o exercício enquanto elevou em 9% o lucro, para 6,74 bilhões. Indra Nooyi, a diretora-executiva, também mencionou a volatilidade na economia global para justificar este rendimento.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_