_
_
_
_
_

O Governo da Venezuela aumentará a gasolina de forma progressiva

Maduro também sinalizou as peculiaridades do reajuste: o litro não será equiparado ao preço internacional. “A Venezuela, por ser um país petroleiro, deve ter a vantagem de vender hidrocarbonetos a preços especiais”

Um posto da estatal PDVSA. / Efe (arquivo)
Um posto da estatal PDVSA. / Efe (arquivo)

As cartas já estão sobre a mesa. Na quarta-feira, em uma passagem da longa reunião com prefeitos e governadores de oposição, o presidente Nicolás Maduro se referiu pela primeira vez ao aumento da gasolina, um tema que, junto com a desvalorização da moeda local, o bolívar, é o mais importante da atualidade venezuelana depois de passadas as eleições municipais. Não há data definida, e o Governo diz não ter pressa. O que já parece claro é a forma de realizar o reajuste.

Será, conforme insinuou Maduro, um plano de aumentos progressivos nos próximos três anos. O litro do combustível está congelado desde 1996 em 0,097 bolívar (0,036 real pelo câmbio oficial) no caso da gasolina de 95 octanas, e em 0,07 bolívar (0,027 real) a de menor octanagem. A ideia parece ter duas explicações: evitar que a crônica inflação que assola este país, acumulando 54,3% em um ano, torne estéril um aumento único, e poupar o presidente de uma redução acentuada da sua popularidade, o que permitiria à oposição recuperar terreno perdido. “Convoco um debate nacional e a que tomemos uma medida justa. A maioria dos venezuelanos concorda que o aumento é uma medida justa, que não gera perturbações inflacionárias adicionais”, afirmou o mandatário nesta quarta-feira.

Maduro também sinalizou as peculiaridades do reajuste: o litro não será equiparado ao preço internacional. “A Venezuela, por ser um país petroleiro, deve ter a vantagem de vender hidrocarbonetos a preços especiais”, afirmou. A alusão de Maduro é um aceno a um difundido equívoco neste país, estimulado por todas as correntes políticas: os venezuelanos se julgam donos de uma imensa riqueza, que lhes conferiria o direito de não pagar em território nacional o mesmo que custaria abastecer o veículo no mercado internacional.

Durante muitos anos o presidente Hugo Chávez evitou tomar essa medida, mas a magnitude do déficit fiscal, os prejuízos de 12,5 bilhões de dólares por causa do subsídio aos combustíveis e o contrabando de 100.000 barris diários para a Colômbia e o Caribe, o que passou a ser um problema de segurança nacional, obrigaram Maduro a reconsiderar essa recusa.

O percentual do primeiro aumento ainda é um mistério. Alguns economistas consideram que o ponto de equilíbrio, ou seja, o preço que deveria ser fixado para não haver prejuízo, oscila entre 0,70 e 0,90 bolívar por litro. Mas o ministro da Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, que é também presidente da estatal petrolífera PDVSA, revelou ao jornal El Nacional que o custo de produção chega a 2,70 bolívares por litro. A realidade terminou por se impor ao teimoso empenho do Governo bolivariano em vender a gasolina inclusive abaixo do preço de custo, por temor de uma explosão social.

Diferenças de cálculo à parte, as palavras de Maduro deixam claro que o Governo enfrenta o desafio de como comunicar aos venezuelanos que daqui em diante eles precisarão pagar mais pelos combustíveis que consomem. Pouco a pouco, o chavismo e os economistas que o apoiam se apegaram à tese de que o Estado está pagando aos particulares para encherem o tanque de seus carros, e que esse subsídio irracional na verdade favorece o consumo de quem tem veículo, enquanto prejudica os mais pobres, seu principal eleitorado. Ao mesmo tempo, o próprio Maduro tem elucubrado sobre o possível destino dos novos dividendos. “O tema é como fazer isso sem prejudicar os cidadãos e a economia.

O que fazer com os recursos? Esses recursos poderiam ser investidos, por exemplo, em mais moradias para a Grande Missão Moradia Venezuela, para a saúde, os transportes viários, a previdência”, enumerou. Por sua vez, em artigo publicado no jornal El Mundo Economia y Negocios, o economista Víctor Álvarez, do Centro Internacional Miranda, uma entidade de estudos criada pelo chavismo, propôs: “Para que não restem dúvidas de que o ajuste do preço da gasolina pode ser uma medida progressista e popular, seria possível transferir os postos de combustível para as comunas [uma forma de organização popular promovida pela autointitulada “revolução bolivariana”, com o objetivo de integrar os cidadãos em um processo coletivo de trabalho e convivência], a fim de criarem empresas de transporte público”.

Um fundo para melhorar a segurança social é a maneira mais sedutora de vender o aumento. Mas há assuntos muito mais urgentes. O jornal El Universal noticiou uma alta no de 215% no serviço da dívida. Para ampliar o gasto público além do que o preço do petróleo permitia, o Governo emitiu dívida entre 2008 e 2012, o que elevou o montante de divisas devido pela República, que passou de 50,9 para 105,8 bilhões de dólares. Agora, o Executivo precisa honrar o vencimento dos juros desses títulos.

Virando a esquina está à espreita uma crise econômica que o Governo decidiu enfrentar justificando uma parte da sua política econômica. A natureza dadivosa do Gabinete, entretanto, não está perto de desaparecer. A oposição reitera esse ponto para criticar a alta do combustível, mas está disposta a participar desse debate proposto pelo presidente a fim de estabelecer um novo preço. Em nota, a Mesa da Unidade dá a decisão como fato consumado, mas continua insistindo em acompanhar essa medida com a eliminação do subsídio para países que formam parte do acordo Petrocaribe, inclusive Cuba.

Possivelmente, a decisão de manter esses subsídios responderia não só à política internacional do chavismo como também a uma estratégia que evitaria que esses ajustes sejam vistos como um aspecto da clássica receita do Fundo Monetário Internacional. Maduro quis deixar isso bem claro: “Não viemos de uma escola neoliberal. Se uma ação desse tipo foi adiada é porque se pensou muito bem, inclusive no preço que pagamos às pessoas para se abastecerem de gasolina. Não há pressa. Faremos isso no momento adequado”.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_