_
_
_
_
_

A universidade de Harvard evacua vários edifícios por um aviso de bomba

A polícia está investigando no campus e a existência de explosivos nas instalações ainda não se confirmou

Os estudantes evacuados refugiaram-se no Annenberg Hall da universidade de Harvard.
Os estudantes evacuados refugiaram-se no Annenberg Hall da universidade de Harvard.THE HARVARD CRIMSON (REUTERS)

A universidade de Harvard ordenou a evacuação de quatro edifícios depois de ter recebido, na primeira hora da manhã desta segunda-feira, um aviso que alertava sobre vários explosivos em suas instalações. Os diferentes corpos de polícia que se deslocaram ao campus não acharam, por enquanto, nenhum artefato suspeito. Os agentes restringiram o acesso ao Harvard Yard, a parte mais antiga do campus, e o epicentro do mesmo. A alerta obrigou a direção da universidade a suspender os exames finais previstos para o dia de hoje. Os meios locais, entre eles The Harvard Crimson, o jornal do centro educativo, assinalam que a sensação entre os estudantes não é de pânico.

A polícia da universidade recebeu o aviso da existência de explosivos em quatro edifícios do campus por volta das nove da manhã e, instantes depois, emitiu uma alerta instando a evacuar essas instalações. Meia hora depois publicava em sua página site um comunicado ordenando a evacuação e aconselhando os estudantes a não se deslocar para eles. “Como medida de precaução, os edifícios foram evacuados enquanto o aviso de bomba é investigado”, indica a nota que foi remetida aos alunos, aos professores e aos trabalhadores de Harvard por e-mail e através de Twitter. Às onze da manhã o porta-voz da polícia da universidade de Harvard afirmou que ainda não haviam encontrado nenhum artefato suspeito.

Membros da equipe anti-bomba e agentes da polícia estatal, de Cambridge, da universidade de Harvard, da de Boston e da de Tráfico deslocaram-se até o campus para pesquisar a existência de bombas ou artefatos explosivos. O fantasma do atentado de Boston, que em 15 de abril matou a três pessoas e feriu mais de 250, influenciaram a exibição de segurança ordenada pelas autoridades. Além das instalações universitárias, a área alberga 13 residências de estudantes e escritórios administrativos. O presidente dos EUA, Barack Obama, antigo estudante dessa universidade, está sendo informado de como evolui a situação, confirmou o Conselho de Segurança Nacional.

No entanto, de acordo com as informações fornecidas pelos meios locais, a sensação no campus é de bastante tranquilidade e muitos defendem que se trata de um alarme falso, uma piada de algum estudante para suspender os exames finais que começavam nesta semana. “Depois do anúncio [de que se cancelavam as provas previstas para a manhã] os estudantes têm irrompido em aplausos”, indicava em sua conta de Twitter The Harvard Crimson. Um empregado da livraria da universidade assegurava ao portal boston.com que “os estudantes pareciam bastante relaxados”.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_