_
_
_
_
_

A FIFA anuncia um sorteio ‘dirigido’

O organismo junta as nove equipes europeias que não são cabeça de chave na roleta quatro e anuncia que fará um sorteio entre elas para decidir qual enfrentará Brasil, Colômbia, Argentina ou Uruguai Como duas equipes europeias podem coincidir no mesmo grupo, a Espanha poderia cruzar já no início com a França, Holanda, Itália ou Inglaterra

Blatter, presidente da FIFA, na coletiva de imprensa.
Blatter, presidente da FIFA, na coletiva de imprensa.VANDERLEI ALMEIDA (AFP)

A FIFA anunciou hoje a composição dos nomes que estarão na roleta e o funcionamento do sorteio de sexta-feira que decidirá a formação dos oito grupos que vão começar a Copa do Brasil de 2014. O organismo uniu as nove equipes europeias que não são cabeça de chave na roleta quatro (Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Bósnia, Croácia, Rússia e França) e anunciou que fará um sorteio entre eles para decidir quem enfrentará o Brasil, Colômbia, Argentina ou Uruguai, evitando Espanha, Alemanha, Bélgica e Suíça. É um sorteio dirigido, que abre a possibilidade de que La Roja (a seleção espanhola) enfrente a França, Inglaterra, Itália ou Holanda. Além disso, no mesmo grupo não podem coincidir equipes africanas, asiáticas ou americanas, mas europeus (até um máximo de dois, por ser o continente mais representado, com 13 times).

As seleções participantes estarão divididas em quatro roletas. A primeira, na qual está a Espanha, será a das cabeças de série (Brasil, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça); a segunda, a das equipes africanas e os dois restantes da América do Sul (Chile, Equador, Costa de Marfim, Gana, Argélia, Nigéria e Camarões); o terceiro o da Ásia e a CONCACAF (Japão, Irã, Coreia do Sul, Austrália, EUA, México, Costa Rica e Honduras); e o último o das equipes europeias (Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Bósnia, Croácia, Rússia e França). 

A principal novidade é a existência de uma roleta com nove equipes. Os europeus que não são cabeça de chave, e outro de sete, o das equipes africanas e os sul-americanos que não estão na roleta da Espanha. Na sexta-feira, segundo anunciaram os responsáveis pela FIFA, antes da elaboração dos grupos definitivos, será sorteada a equipe da roleta europeia que passa à segunda, para acabar assim com quatro grupos de oito seleções cada uma.

Outra novidade será a criação da chamada roleta x, em que vão estar o Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai. Na fase de grupos não poderão ser cruzar duas equipes do mesmo continente, salvo no caso das equipes europeias. Para evitar emparelhamentos de seleções da mesma confederação, as equipes sul-americanas que partem como cabeças de chave serão sorteadas em uma roleta diferente, que determinará quem enfrenta a equipe europeia deslocada à segunda roleta.

Perguntado sobre por que a FIFA recorrerá a um sorteio para mover uma das seleções europeias,  sem levar em consideração critérios futebolísticos, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, assegurou que a decisão foi consensual no comitê executivo do organismo que preside. “Estamos em um sorteio, e, por isso, temos que sortear, não eleger equipes”, afirmou.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_